Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2020

2010 - De costume

Para apresentar a cantora e compositora carioca Magali, usa-se, aqui, um texto do site da Tratore, gravadora responsável por editar o seu primeiro disco solo, totalmente autoral, que leva apenas o seu nome Magali (2010): Magali é cantora do Bloco Carnavalesco Empolga às 9, sucesso entre a juventude carioca, e lança seu primeiro CD autoral. O trabanho é presentado por um texto do mestre Aldir Blanc, que se encantou com Magali em uma roda de samba da vida, e conta ainda com participações de Zélia Duncan, Robertinho Silva, Rui Alvim e outros músicos de peso. Compositora de melodias onde o passado e o presente trocam intimidates. Nas letras, o romantico se despoja com humor. Magali tem grande experiência de palco, tendo inclusive construido carreira em Nova York, onde morou por alguns anos quando fazia seu show.  Zélia participa da faixa De costume .

2010 - Casa da palavra

Ézio Déda é um poeta e compositor sergipano. Ele é da família do falecido político Marcelo Deda, que foi prefeito de Aracaju e governador de Sergipe. Segundo o site da Editora 7 letras, Ezio Déda é arquiteto e escritor, natural da cidade de Simão Dias-SE. Em 2001, lançou o livro de poemas Árvore de folhas caducas. Pós-graduado em Desenho, Registro e Memória Visual pela UEFS, exerceu a função de coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Universidade Tiradentes entre 2004 e 2009, ocupando atualmente a cátedra de Projeto de Arquitetura. Em 2008 fundou o Ágora Arquitetos Associados. É diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese . Sobre o livro A casa das ausências, onde está a canção Casa da palavra, o mesmo site diz:  É com simplicidade e elegância que Ézio Deda arquiteta a trama do texto poético em “Casa de ausências”. Nesta obra multimídia, que mescla literatura, design, dramaturgia e música, o autor sergipano apresenta uma poética con...

2010 - Moska - O tom do amor

O tom do amor é uma parceria de Moska e Zélia Duncan, lançada pelo compositor no disco Pouco (2010). A música é dedicada ao filho de Moska, Tom Karabachian, que participou de Malhação . Curiosamente, a canção fez parte de uma das temporadas da novela, mas não a que Tom fez parte. Zélia regravou a canção no DVD Pelo Sabor do Gesto Em Cena (2011), em duas versões. Na versão estúdio, a cantora canta a canção sozinha. Ao vivo, conta com Moska e Christiaan Oyens, em uma versão mais alegre que a lançada por Moska. 

2010 - Abraços e brigas

Abraços e brigas é uma canção de Edgard Scandurra, lançada no disco Isso é amor (1999), do grupo Ira!, do qual Edgard ainda faz parte, mesmo lançando trabalhos paralelos. O disco, que mesclava regravações e inéditas, teve adesões de Fernanda Takai e Samuel Rosa e foi muito elogiado pelacrítica. Em 2010, Edgard lançou o seu primeiro DVD, intitulando Amigos Invisíveis -  Edgard Scandurra - Ao Vivo . No DVD, contou com as participações de Fernanda Takai, Bárbara Eugênia, Guilherme Arantes, Jorge Du Peixe, Zélia Duncan etc. O DVD foi produzido por Alê Siqueira e editado pela Cultura Marcas. 

2010 - A vida é ruim

A vida é ruim é uma música que Caetano Veloso compôs especialmente para o filme O bem amado (2010). Responsável pela trilha sonora do filme, ele convidou Zélia para gravar a faixa. Cabe dizer que essa não é a primeira ligação entre Caetano e Zélia. A cantora gravou Naturalmente , no Songbook João Donato (1999), ao lado de Lenine, e participou do disco Noites do Norte (2000), cantando, ao lado de Caetano Veloso e Lulu Santos, a faixa Cobra coral . Em 2006, regravou a canção Terra,  para o filme de Sílvio Essinger sobre o intelectual Milton Santos. Pelo fato de essas gravações serem pouco conhecidas, ou pouco creditadas a Caetano ou a Zélia, A vida é ruim acaba sendo o primeiro momento marcante nesse encontro. A canção foi, mais tarde, regravada por Ney Matogrosso, para o remake de O beijo no asfalto .   

2010 - Moska - Não

Não é uma parceria de Moska e Zélia Duncan, lançada por ela no disco Pré-pós-tudo-bossa-band (2005), que também trouxe Carne e osso , outra parceria dos dois. Em 2010, Moska lançou os discos Muito e Pouco , em referência à composição Muito pouco , lançada por Maria Rita e regravada por ele. O disco Muito traz canções gravadas com mais produção e mais instrumentos, enquanto o Pouco soa mais intimista, sintético e minimalista. Três parcerias de Moska com Zélia Duncan foram gravadas no Pouco . Uma delas é Não . 

2009 - Ana Costa - Novos alvos

Novos alvos é uma parceria de Ana Costa, Mart'nália e Zélia Duncan que as três fizeram a pedido de Paula Lima, que a lançou no disco Sinceramente (2006). No mesmo ano, Ana Costa lançou o seu primeiro disco solo, Meu carnaval , onde gravou Não sei o que dá , outra parceria das três. Três anos depois, Ana Costa lançou o seu segundo disco solo, que se chamou Novos alvos (2009). A faixa-título é, então, uma regravação da música lançada por Paula Lima. No disco, há também Antiga , parceria de Ana com Zélia, sem Mart'nália. A influência de Zélia na música de Ana é sentida também em Almas gêmeas , música de Luiz Tatit que Ana regravou, ao lado de Paulinho Moska.   

2009 - Isabella Taviani - Depois da chuva

Depois da chuva é uma parceria de Isabella Taviani, Jorge Vercilo e Zélia Duncan, lançada por Isabella no disco Meu coração não quer viver batendo devagar (2009). Nesse disco, Isabella abriu parceria com Zélia, que participou do disco na parceria Arranjo . Zélia foi convidada por Isabella a tocar bandolim na faixa Depois da chuva . Ao aprender a melodia, a cantora acabou colocando letra na canção, sem saber que Jorge Vercilo já tinha feito uma letra. Diante da situação, Isabella conseguiu estabelecer a ligação entre Jorge e Zélia, que nunca haviam composto juntos, e a canção ficou sendo uma parceria dos três, mesclando as letras dos dois para a melodia de Isabella.

2009 - Ana Costa e Leila Pinheiro - Antiga

Ana Costa é uma compositora, cantora, produtora e instrumentista carioca que Zélia Duncan conheceu por meio de Mart'nália. Inicialmente, as parcerias de Ana e Zélia sempre tinham Mart'nália no meio. Alguns exemplos são: Sem perdão a vida é triste solidão , lançada por Mart'nália em 2005;  Não sei o que dá , lançada por Ana em 2006; Novos alvos , lançada por Paula Lima, também em 2006. Em 2009, no disco Novos alvos , Ana gravou Antiga , uma parceria dela com Zélia, sem Mart'nália. Foi a primeira canção apenas das duas gravada em disco. A gravação conta com a participação de Leila Pinheiro, amiga e ídola de Ana e Zélia. Depois dessa canção, vieram Hoje é o melhor lugar (2012), Alameda do sonho (2015) e Fina neve (2017). Em 2019, lançaram o projeto Eu sou mulher, eu sou feliz (2019), com parcerias das duas cantadas por cantoras, como Simone, Alcione, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Cida Moreyra, Daniela Mercury etc.      

2009 - Todo amor que houver nessa vida

Todo amor que houver nessa vida é uma canção de Cazuza e Frejat, já gravada por nomes, como Gal Costa, Caetano Veloso, Cássia Eller, Leila Pinheiro, Olívia Byington, Angela RoRo, entre outros. Foi gravada por Zélia no disco coletivo Essa moça tá diferente (2009), produzido pelo seu amigo, o Dj Zé Pedro. É um disco em que o Dj apresenta remixes de canções de sucesso de cantoras brasileiras, como Infinito particular (Marisa Monte), O trem azul (Elis Regina), Sufoco (Alcione), Raça (Fafá de Belém), Cabide (Mart'nália) e Vou festejar (Beth Carvalho). A gravação de Zélia é a única inédita do disco. Cabe lembrar que Zélia já havia feito outras inserções pelo cancioneiro de Cazuza, regravando canções, como O tempo não para , Vem comigo e Exagerado . 

2009 - Naquela mesa

Naquela mesa é um clássico do choro brasileiro. É uma composição de Sérgio Bittencourt, em homenagem ao seu pai Jacob do Bandolim. A canção se tornou conhecidas nas vozes de Elizeth Cardoso (gravação em dueto com o próprio compositor) e Nelson Gonçalves. Fã de Elizeth e Nelson, Zélia recuperou a canção, na sua participação no quarto volume do projeto Samba Social Clube , da extinta MPB FM. Ao lado de Zélia, estão Hamilton de Holanda, com quem Zélia já havia trabalhado no Eu me transformo em outras (2004), e Nilze de Carvalho, com quem Zélia trabalhou novamente no disco Eu sou mulher, eu sou feliz (2019).     

2009 - Não vá ainda

Não vá ainda é uma parceria de Zélia Duncan e Christiaan Oyens, lançada por Milton Guedes, no seu disco de 1993. Foi regravada por Zélia no seu disco de 1994, tornando-se um dos maiores sucessos daquele disco e da sua carreira. A canção já foi gravada também pelo conjunto MPB-4 e por Simone, no disco Ao Vivo (2005), que marca o início do seu encontro com Zélia. A versão que se apresenta nesta postagem é do programa Zoombido, apresentado por Moska, editado em DVD em 2009. 

2009 - Mais além do arco-íris

Em 2000, Carlos Rennó compôs uma série de versões para o disco Cole Porter, George Gershwin - canções, versões . As músicas em português foram gravadas por Caetano Veloso, Chico Buarque, Elza Soares, Cássia Eller, Paula Toller, Rita Lee, Jussara Silveira, Mônica Salmaso, Ed Motta, Zélia Duncan etc. Em 2009, o poeta e compositor enveredou, mais uma vez, pelo mundo das versões. Junto com Jaques Morelenbaum, compôs versões para grandes clássicos americanos. Essas novas canções foram gravadas, no disco NEGO , por Maria Rita, Gal Costa, Dominguinhos, Ná Ozzetti, Paula Morelenbaum, Moreno Velloso, Wilson Simoninha, Zélia Duncan, Seu Jorge, entre outros. Com Zélia ficou Mais além do arco-íris , uma nova versão de Over the rainbow , que já tinha versão em português escrita por Nara Leão, Além do arco-íris , muito conhecida na regravação de Luiza Possi, para a novela Chocolate com pimenta . 

2009 - Eu só quero um xodó

Eu só quero um xodó é uma canção de Dominguinhos e Anastácia, muito conhecida na voz de Gilberto Gil, mas também gravada por Paula Toller, Elba Ramalho, além dos próprios compositores. Em 2009, a canção foi gravada pelo Trio Virgulino, grupo de forró pé-de-serra criado em São Paulo em 1980, no disco Isso aqui tá bom demais , que contou com as participações de Zélia Duncan ( Eu só quero um xodó ), Zeca Baleiro ( Qui nem jiló ), Alceu Valença ( Forró lunar ), Dominguinhos ( Pedras que cantam ), Léo Maia e Tato do Falamansa ( Rindo à toa ). 

2009 - Coração na boca

Coração na boca é uma parceria de Zélia Duncan e Lucina, lançada por Zélia no disco Intimidade (1996), regravada por Lucina, no disco Inteira pra mim (1998), e por Nico Rezende, no disco Curta a vida (2001). Zélia e Lucina cantaram a canção juntas no DVD Sortimento Vivo (2002). A gravação que aqui se apresenta foi cantada no programa Zoombido , comandado por Moska e editado em DVD em 2009. 

2009 - Chico Flores

Terno Carioca é um grupo de choro criado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2009 e integrado por Luiz Flávio Alcofra (violão) Pedro Aragão (bandolim e violão tenor) e Lena Verani (clarineta). O trio lançou em 2009 CD em comemoração ao centenário do músico (violão tenor) Claudionor Cruz, disco no qual foram incluídas algumas de suas composições mais conhecidas, entre as quais Potiguar , Predileto e Dia de Preto Velho . Zélia participou desse disco, cantando a canção Chico Flores. Cabe dizer que, no disco Eu me transformo em outras (2004), Zélia gravara Nova ilusão , de Claudionor, canção conhecida também na voz de Paulinho da Viola. 

2009 - Chega disso

Chega disso é uma parceria de Alzira E (Alzira Espíndola) com o poeta Arruda. Foi gravada por Zélia em 2007, no DVD Pré-pós-tudo-bossa-band: o show . Em 2009, Alzira lançou um single em que cantam essa música, e Zélia faz uma breve participação na gravação. A parceria entre Alzira e Zélia já tinha outros feitos, como a produção do disco Paralelas (2004), que conta também com a poeta Alice Ruiz. Em 2008, Zélia gravou, no projeto Amigo é casa , em parceria com Simone, a canção Kitnet , outra parceria de Alzira e Arruda. Zélia também foi responsável por apresentar a canção Mulher o suficiente , para Simone, que a regravou no disco É melhor ser (2013).

2009 - Carne e osso

Zélia Duncan e Paulinho Moska são amigos desde os anos 1990. O nome de Paulinho aparece entre os agradecimentos do disco Acesso (1998). Apesar de amigos de muitos anos, a parceria entre Moska e Duncan só começa em 2005, com Carne e osso , lançada por ela no disco Pré-pós-tudo-bossa-band . Nesse mesmo disco, há Não , música mais melancólica que foi regravada por Moska em 2010, no disco Pouco . Carne e osso acabou se tornando um hit da carreira de Zélia, por ter se tornado a canção de abertura da novela Sete pecados , de Walcyr Carrasco, com direção de Jorge Fernando. Em 2009, foi lançado o DVD Zoombido , programa de Moska no Canal Brasil em que compositores falam de seus processos criativos e cantam três de suas composições. Dessas, Moska escolhe uma para cantar com os convidados. Com Zélia, escolheu a parceria Carne e osso .    

2009 - Beco das garrafas

Alberto Rosenblit é um pianista, compositor e produtor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Trabalhou com artistas, como Nara Leão, Zé Renato, Simone, Francis Hime etc. Além disso, produziu trilhas de importantes produções televisivas, como Irmãos Coragem (1995), Por amor (1997) e Presença de Anita (2001). Em 2009, lançou o disco De bem com a vida , contando com as adesões de Ivan Lins, Lenine, Joyce Moreno, Leila Pinheiro, Celso Fonseca, Ney Matogrosso e Zélia Duncan. Zélia participa da faixa Beco das Garrafas , canção em homenagem à marcante travessa onde cantaram/tocaram importantes nomes da música brasileira, como Maysa, Elis Regina, Wilson Simonal, Leny Andrade, Baden Powell, Ronaldo Bôscoli, entre outros. 

2009 - Arranjo

Em 2009, Isabella Taviani lançou o seu quarto disco, chamado Meu coração não quer viver batendo devagar . A cantora e compositora, que costumava fazer as suas canções sozinha, nesse disco, abriu parcerias com Dudu Falcão, Jorge Vercilo e Zélia Duncan. A primeira canção de trabalho deste disco foi Presente-passado. Depois, escolheu-se Arranjo , parceria de Isabella com Zélia, gravada num dueto das duas cantoras. Nesse disco, Zélia contribuiu também na faixa Depois da chuva . Inicialmente, Zélia tocaria apenas bandolim na faixa, mas acabou fazendo uma letra. Porém, a canção já tinha letra de Jorge Vercilo e acabou virando uma parceria dos três artistas.   

2009 - A voz do meu instrumento

' O  Projeto Guri  é um programa de educação, voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre os 6 e 18 anos, que em seu contraturno  escolar  têm, gratuitamente, acesso a atividades mantidas pelo  Centro Cultural São Paulo . Com mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o  Estado de São Paulo , o projeto tem 416 polos, distribuídos em 320 municípios. O projeto, disponibiliza cursos como canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical. Em 2009, o Projeto Guri lançou o disco Projeto Guri convida , contando com a participação de nomes, como CéU, Anelis Assumpção, Andreia Dias, Arnaldo Antunes, Rappin'Hood, Curumin, Fernanda Takai, Siba e Zélia Duncan. Zélia é convidada da faixa A voz do meu instrumento .

2009 - A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois

A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel é uma canção de Tom Zé, lançada no seu disco de 1972.  A canção narra uma briga entre os prédios do Edifício Itália, inaugurado em 1965, um dos maiores prédios do Brasil, e do Hotel Hilton, inaugurado em 1971.  Trata-se de uma crise de ciúmes do mais velho Edifício Itália em ter de dividir as atenções com o novo prédio. Em 2009, mais de 30 anos depois, Dimitri Rebello (Dimitri BR) lançou  A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois ,  uma continuação dessa celeuma e convidou Zélia Duncan para gravar tal canção. Esse foi o primeiro encontro dos dois que, mais tarde, compuseram Breve canção de sonho .

2008 - Fagulha rara - Renata Arruda

Renata Arruda é uma cantora e compositora paraibana que fez sucesso nos anos 1990. Em 2003, no álbum Por elas e outras , fez uma homenagem a compositoras brasileiras e incluiu Toda vez , de Zélia e Christiaan Oyens, no repertório. Em 2008, voltou à seara autoral, com o disco Deixa , que trouxe parcerias com Chico César, Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Nando Cordel, Lúcia Veríssimo e Ana Terra. Com Zélia, compôs Fagulha rara .   

2008 - Vem comigo

Em 2008, a Sociedade Viva Cazuza, instituição beneficente que sobrevive com direitos autorais do compositor, realizou mais um tributo à obra do artista carioca. No elenco, estiveram Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Angela RoRo, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Leoni, Preta Gil, Rodrigo Santos, Gabriel, o Pensador, Arnaldo Brandão e Zélia Duncan. O  Tributo a Cazuza - Ao vivo na Praia de Copacabana  (2008) foi o terceiro projeto coletivo relacionado a Cazuza do qual Zélia participou. Coincidentemente, a cantora registrou novamente as faixas que já havia gravado em participações anteriores:  O tempo não para , dessa vez, ao lado do também compositor Arnaldo Brandão, e  Vem comigo .

2008 - Step Inside Love

Lançados originalmente em 2008, os CDs “Beatles ’68 (As Outras Cores do Álbum Branco)” e “Álbum Branco (Beatles ’68 vol. 2)”, celebratórios dos 40 anos de lançamento do lendário “White Album” dos Beatles, reuniram a nata da música brasileira em gravações exclusivas em inglês. Zé Ramalho, Celso Fonseca, Lobão, Paulo Ricardo, Zélia Duncan, Branco Mello, Pato Fu, Cachorro Grande, Raimundo Fagner e muitos outros mostraram todo seu amor pela música do quarteto de Liverpool e o projeto foi um sucesso, rendendo continuação já a partir do ano seguinte – com “Beatles ‘69” (3 CDs, 2009), “Beatles ‘70” (2 CDs, 2010) e “Beatles ‘67” (2 CDs, 2010). Nesse projeto, Zélia gravou a faixa Step inside love , uma canção de Paul McCartney, creditada como Lennon-McCartney, escrita para Cilia Black. 

2008 - Paralelas

Paralelas é uma canção de Belchior, lançada por Vanusa, no disco Amigos novos e antigos (1975), tendo sido tema da novela Duas vidas (1975/1976). O compositor regravou a canção no disco Coração selvagem (1977), com uma pequena alteração na letra. Outros intérpretes dessa canção são Erasmo Carlos e Elba Ramalho. No ano de 2008, o projeto Um barzinho, um violão homenageou as trilhas de novela da década de 1970. A Zélia, coube cantar Paralelas , uma versão em que a cantora misturou as duas letras feitas por Belchior.  Dentro do carro Sobre o trevo A cem por hora Ó meu amor Só tens agora Os carinhos do motor E no escritório Em que eu trabalho E fico rico Quanto mais eu multiplico Diminui o meu amor Em cada luz de mercúrio vejo a luz do teu olhar Passas praças, viadutos Nem te lembras de voltar De voltar, de voltar No Corcovado Quem abre os braços sou eu Copacabana, esta semana O mar sou eu Como é perversa A juventude ...