Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2020

2010 - Poema de Ézio de Déda

Ézio Déda é um poeta e compositor sergipano. Ele é da família do falecido político Marcelo Deda, que foi prefeito de Aracaju e governador de Sergipe. Segundo o site da Editora 7 letras,  Ezio Déda é arquiteto e escritor, natural da cidade de Simão Dias-SE. Em 2001, lançou o livro de poemas Árvore de folhas caducas. Pós-graduado em Desenho, Registro e Memória Visual pela UEFS, exerceu a função de coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Universidade Tiradentes entre 2004 e 2009, ocupando atualmente a cátedra de Projeto de Arquitetura. Em 2008 fundou o Ágora Arquitetos Associados. É diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese . Sobre o livro A casa das ausências, onde está a canção Casa da palavra, o mesmo site diz:  É com simplicidade e elegância que Ézio Deda arquiteta a trama do texto poético em “Casa de ausências”. Nesta obra multimídia, que mescla literatura, design, dramaturgia e música, o autor sergipano apresenta uma poétic...

2010 - Tiro ao Álvaro

Tiro ao Álvaro é uma composição de Adoniran Barbosa e Oswaldo Moles, lançada em 1980, num dueto histórico entre o compositor Adoniran e Elis Regina. A canção sofreu tentativa de censura, por trazer na letra, formas, como automorve, tauba, revorve, algo muito comum nas composições de Adoniran, que buscava sempre se aproximar das normas populares. Em 2010, ano do centenário de Adoniran, o produtor Thiago Marques Luiz trabalhou em um disco coletivo em que vários artistas faziam novas versões para as canções de Adoniran. No disco Adoniran: 100 anos , coube a Zélia abordar  Tiro ao Álvaro .   

2010 - Sempre não é todo dia

Sempre não é todo dia é uma canção de Oswaldo Montenegro e Mongol gravada por Zizi Possi, no disco que aborda a trilha sonora do musical A Aldeia dos Ventos , em 1985. Foi regravada mais de uma vez pelo compositor. Em 2010, no disco Canções de amor , convidou Zélia Duncan para regravar a canção com ele. Vale lembrar que a história de Zélia com Oswaldo é antiga, tendo a cantora participado de um de seus musicais, o Veja você, Brasília , de 1982, em que cantou também Cássia Eller. Em 2005, Zélia participou do disco comemorativo do musical Léo e Bia , gravando, ao lado do compositor, Coisas de Brasília . 

2010 - Preciso aprender a ser só

Preciso aprender a ser só é uma canção dos irmãos Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, gravada por cantoras importantes da música brasileira, como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Maysa, Maria Bethânia, Fafá de Belém. Em 2010, Marcos Valle participou do programa Som Brasil , da Rede Globo, tendo suas canções interpretadas por Tulipa Ruiz, Monique Kessous e Jair Oliveira. O compositor convidou Zélia Duncan para participar de Preciso aprender a ser só . Mais tarde, o programa foi editado em DVD. Essa foi a quarta canção de Valle cantada por Zélia. As outras foram: Quarentão simpático (1998), Alegria da vida (2002) e Os dentes brancos do mundo (2009). Em 2020, Marcos Valle gravou Rastros raros , parceria dele com Zélia. 

2010 - Moska - Sinto encanto

Sinto encanto é uma parceria de Moska e Zélia Duncan lançada por ela, no disco Pelo sabor do gesto (2009). Essa é a terceira parceria dos dois gravada em disco. As duas primeiras foram Carne e osso e Não , lançadas no disco Pré-pós-tudo-bossa-band (2005), de Zélia. No disco Pouco (2010), Moska regravou Não e Sinto encanto , nessa última contando com os floreios vocais de Maria Gadu. O cantor lançou O tom do amor , que foi regravada por Zélia, no disco Pelo sabor do gesto em cena .   

2010 - Goodbye sadness

Goodbye sadness é uma canção de Yoko Ono lançada em 1981, no disco Season of Glass . A canção reflete o sentimento de luto da cantora e compositora viúva de John Lennon, morto em dezembro de 1980. Em 2010, Marcelo Fróes, dono do selo Discobertas, responsável por editar vários tributos aos Beatles e aos seus ex-membros nas suas carreiras solo, preparou o tributo Mrs. Lennon: canções de Yoko Ono , em que cantoras, como Cida Moreyra, Angela RoRo, Sílvia Machete, Marília Barbosa, Isabella Taviani, Kátia B e Mathilda Kovak, cantam composições dela. Zélia encerra o disco, cantando Goodbye Sadness , que curiosamente abria o disco de Yoko que lançou a música originalmente.    

2010 - Devia ser proibido

Devia ser proibido é uma canção de Itamar Assumpção, com letra da poeta Alice Ruiz. Foi lançada originalmente no disco Pretobrás III , que integra a caixa com toda a discografia de Itamar, editada pelo SESC. Essa caixa trouxe discos inéditos, como as sequências da trilogia Pretobrás , iniciada em 1998, quando Zélia cantou, ao lado de Itamar, a canção Dor elegante . Nesse disco de 2010, as vozes de Itamar e Zélia se unem por meio de recursos tecnológicos. O resultado não é pouco emocionante, pois Devia ser proibido fala de saudade, sentimento que marca essa relação de compositor e intérprete.    

2010 - Décadence avec élégance

Décadence avec élégance é uma canção de Lobão lançada em 1985, no disco homônimo, de Lobão e Os Ronaldos. Em 1991, a cantora Déborah Blando, em seu disco de estreia A Different Story , gravou uma versão em inglês da canção. Para o remake da novela Ti Ti Ti (2010), de Maria Adelaide Amaral, com direção de Jorge Fernando, Zélia regravou especialmente a canção, que figurou no volume 1 da trilha sonora da novela. Até agora, essa gravação foi a única inserção de Zélia pelo cancioneiro de Lobão.